O que é uma semi-jóia?
O segmento de semi-jóias inclui peças metálicas (prata, etc.) que recebem banhos de metal precioso. Portanto, incluem-se aqui peças banhadas a ouro e prata, que podem ou não incluir pedras semi-preciosas.A utilização de prata,pedras naturais brasileiras ou de cristais, (como os cristais Swarovski) estão em alta ultimamente: acrescentam charme, valor e possibilidades de design nas peças oferecidas.
As peças recebem banhos de ouro(amarelo ou branco) ou prata – processo que os transforma em “banhados”. E são essas peças que vem conquistando cada vez mais mercados, aqui e no exterior. Criatividade no design, cuidados no acabamento e no trabalho de montagem, qualidade do produto, sintonia com as tendências de moda, e os desejos das consumidoras têm feito da semi-jóia um sucesso!
A prata tem grande capacidade de se adequar a tendências, podendo ser utilizada em jóias rústicas, peças com aspecto de antiguidade, seguir desenhos e padrões étnicos ou emprestar sua beleza para realçar peças ultra modernas, mesmo sendo um metal mais “popular”. O banho de ouro, permite que a peça não desbote, descasque, ou até mesmo cause alergia a peles mais sensíveis, além do perfeito acabamento que dá a peça!
Com tantas possibilidades, as semi-jóias são produtos intermediários: diferenciam-se dos produtos de massa, como bijuterias de fabricação em larga escala, que é hoje um mercado dominado pela China. Também se diferenciam das bijuterias artesanais ou semi-artesanais,por serem feitas em materiais mais nobres, com a utilização de metais preciosos nos banhos, além de pedras especiais, semi preciosas ou cristais.
No final das contas, a semi-jóia permite o acesso a peças bonitas e distintas para aqueles que gostariam de possuir uma verdadeira jóia, mas não podem fazê-lo, por vários motivos.